segunda-feira, 21 de março de 2011

Dificuldade na Matemática

                                          [44.jpg]

Os problemas na aprendizagem da Matemática que são apontados em todos os níveis de ensino não são novos. De geração a geração a Matemática ocupa o posto de disciplina mais difícil e  muitas vezes odiada, o que torna difícil sua assimilação pelos alunos.
Algumas causas das dificuldades de aprendizagem em matemática
- Ansiedade e medo de fracassar dos estudantes .
- A falta de motivação,
- Distúrbios de memória auditiva: A criança não consegue entender os enunciados que lhes são passados oralmente, sendo assim, não conseguem guardar os fatos, isto lhe incapacitaria para resolver os problemas matemáticos.
- Distúrbios de percepção visual: A criança pode trocar 6 por 9, ou 3 por 8 ou 2 por 5 por exemplo. Por não conseguirem se lembrar da aparência elas têm dificuldade em realizar cálculos.
- Confusões com os sinais matemáticos e dificuldades para fazer simples continhas podem estar ligadas a um distúrbio neurológico.
O diagnóstico
Na Educação Infantil , já é possível notar algum sinal de dificuldade de aprendizagem , quando a criança apresenta dificuldade em responder às relações matemáticas propostas - como igual e diferente, pequeno e grande, dias da semana entre outros. Mas ainda é cedo para um diagnóstico preciso. É só a partir dos 7 ou 8 anos, com a introdução dos símbolos específicos da matemática e das operações básicas, que os sintomas se tornam mais visíveis.
É importante chegar a um diagnóstico o mais rápido possível, para iniciar as intervenções adequadas.
Alguns caminhos
A intervenção psicopedagógica propõe melhorar a imagem que a criança tem de si mesma, valorizando as atividades nas quais ela se sai bem; descobrir como é o seu próprio processo de aprendizagem - às vezes, ela tem um modo de raciocinar que não é o padrão, estabelecendo uma lógica particular que foge ao usual - e a partir daí trabalhar uma série de exercícios neuromotores e gráficos que vão ajudá-la a trabalhar melhor com os símbolos e com os jogos, que irão ajudar na seriação, classificação, habilidades psicomotoras, habilidades espaciais, contagem. Mariores informações pelo telefone 3454-40-92 ou 81349005.
Letícia Casonatto- Pedagoga e Psicopedagoga . esp. em Neuropiscopedagogia e Inclusão Escolar     

Um comentário: