quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Problemas relacionados a dificuldade de aprendizagem

A aprendizagem é um processo evolutivo e constante, que envolve um conjunto de modificações no comportamento do ser humano. Existe uma série de fatores para a aprendizagem ocorrer. Pode-se citar a saúde física e mental, inteligência, memória, atenção, motivação, maturação entre outros. Quando algum desses fatores encontra-se desajustado, ou mesmo quando há uma inadequação pedagógica, pode ocorrer uma dificuldade de aprendizagem.

Definição da dificuldade de aprendizagem:
De acordo com a idade cronológica e o desenvolvimento maturacional da criança, espera-se que ela apresente determinados comportamentos e habilidades. Uma dificuldade de aprendizagem  é definida quando a criança não se ajusta aos padrões de comportamento de outras crianças da mesma faixa etária. Porém é importante destacar que cada criança é única, sendo assim, pode haver pequenas alterações no ritmo da aprendizagem em cada criança.

Causas da dificuldade de aprendizagem:
 Podem ser muitas  as causas das dificuldades de aprendizagem. Quadros neurológicos como paralisia cerebral, epilepsia, deficiências sensoriais  entre outros devem ser sempre investigados.
 Os problemas podem estar relacionados com a escola : falta de habilidade do professor, falta de estímulos para a motivação do aluno, defasagem entre o desempenho do aluno e o nível de exigência da escola.
Quadros psicológicos e/ou psiquiátricos: TDAH, depressão, ansiedade, estresse, etc.
A presença de uma dificuldade de aprendizagem não implica necessariamente em um Transtorno de Aprendizagem. Os Transtornos de Aprendizagem compreendem uma inabilidade específica com a leitura, escrita ou matemática Os transtornos de aprendizagem, como a dislexia, a discalculia, entre outros, interferem no processo de aquisição e manutenção de informações de uma forma acentuada provocando perturbações mais acentuadas no aprender da criança do que as dificuldades de aprendizagem.

Como ajudar a criança com dificuldade de aprendizagem:

 Primeiramente ao ser percebida uma dificuldade de aprendizagem, a criança deve ser avaliada por um profissional, a fim de detectar a causa do problema. Se a causa da dificuldade de aprendizagem for algum quadro psicológico, é esse problema que deverá ser tratado prioritariamente. Em outros, há a necessidade de um trabalho concomitante ou posterior, referente ao conteúdo pedagógico e as habilidades acadêmicas, para auxiliar a criança de forma mais efetiva. Independente da escolha das estratégias para lidar com o problema, a escola, a família e o psicopedagogo deverão trabalhar juntos para solucionar a dificuldade da melhor maneira. Letícia Casonatto- Pedagoga e Psicopedagoga da Clínica Jeito de Ser especialista em Neuropsicopedagogia e Inclusão Escolar.

Letícia Casonatto
Psicopedagoga

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